precisa de ajuda? manda um alô!

Dia Mundial Sem Carne: por que participar desse movimento?

21 | 03 | 2023
Dia Mundial Sem Carne: por que participar desse movimento?

O Dia Mundial Sem Carne (ou MeatOut Day) reforça a importância da redução consciente e necessária do consumo de carne de origem animal. Então, bora falar um pouco sobre esse assunto? Confira o texto abaixo e saiba mais sobre as origens e as bandeiras do movimento vegetariano! ????

Leia também:

???? Como combater o desperdício de alimentos?

???? 7 dicas para evitar o desperdício de alimentos

???? Pegada hídrica: o que é e como calcular?

O que é o Dia Mundial Sem Carne?

Há mais de três décadas, o dia 20 de março é marcado pelo vegetarianismo! Isto é, uma escolha alimentar que consiste no consumo de alimentos de origem vegetal, excluindo produtos de origem animal. Especialmente, a carne animal. Seja por motivos éticos, ambientais, sociais ou outras razões pessoais. ????

Nesse sentido, o Dia Mundial Sem Carne tem vários objetivos. Desde informar a população sobre os direitos dos animais até reforçar os impactos da criação de rebanhos em larga escala para o meio ambiente, por exemplo. Além disso, essa é uma ótima oportunidade para conversar sobre saúde e nutrição!

No Brasil, a carne (bovina, suína, de aves e de peixes) é bastante consumida. Embora, nos últimos anos, o consumo tenha despencado. Sobretudo, devido ao preço. ???? Por tudo isso, vamos falar sobre o Dia Mundial Sem Carne e suas propostas?

Como surgiu o Dia Mundial Sem Carne?

O Dia Mundial Sem Carne surgiu em 1985, a partir de uma iniciativa da FARM (Farm Animal Rights Movement), uma organização norte-americana sem fins lucrativos. Desde 1976, a FARM promove os benefícios da alimentação vegana e defende o respeito e a proteção aos animais em todo o mundo. ????

Dessa forma, a proposta da ONG é que as pessoas deixem de consumir carnes de origem animal. Ao menos, por um único dia! Ainda, esse evento é um lembrete para que possamos incluir mais proteínas de origem vegetal em nossas dietas, bem como frutas, legumes e verduras.

Por aqui, o Dia Mundial Sem Carne já faz parte da agenda de muitas organizações brasileiras, que celebram a data e incentivam que as pessoas façam parte do movimento. ???? Muitos restaurantes, inclusive, aproveitam esse dia para oferecer descontos exclusivos e também promover outras opções vegetarianas!

Por que aderir ao Dia Mundial Sem Carne?

Em um primeiro momento, o Dia Mundial Sem Carne pode ser visto como ineficaz ou até uma atitude paliativa, não é mesmo? Mas esse pode ser justamente o início para muitas pessoas! Inclusive, já interessadas em reduzir o consumo de proteína de origem animal e começar a consumir mais proteínas de origem vegetal.

Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), a produção em larga escala de carnes e outros produtos de origem animal causam interferências que vão além do impacto ambiental. Afinal, ela prejudica também a saúde humana, ameaça os ecossistemas e o equilíbrio da natureza.

Para se ter uma ideia, se você deixar os alimentos de origem animal fora do prato em apenas um dia pouparia:

  • 11 kg de gás carbônico emitidos na atmosfera;
  • 60 litros de água (retirada dos reservatórios de água doce).

Impressionante, né? ????

Você já conhece a Segunda Sem Carne?

Para além do Dia Mundial Sem Carne, outro movimento é bastante conhecido pelas pessoas que querem reduzir o consumo de carne de origem animal: a Segunda Sem Carne. A ideia é quase a mesma! Porém, desta vez, a campanha é para que as pessoas deixem de consumir a carne toda segunda-feira.

movimento chegou ao Brasil em 2009 e propõe a descoberta de novos sabores, como os vegetais. ???? Hoje, já são mais de 40 países que se propõem a refletir sobre o uso dos produtos de origem animal. Além disso, a iniciativa conta com centenas de embaixadores famosos, bem como o apoio de prefeituras, empresas e escolas.

O que consumir em um dia sem carne?

Se você gostou das propostas apresentadas e quer aderir a proposta de um dia sem o consumo de carne de origem animal, saiba que as opções de substituição são muitas. Isso porque muitos alimentos são fontes de proteína vegetal, como é o caso das leguminosas.

Invista em refeições com porções de grão-de-bico, lentilha, feijão, quinoa e soja, por exemplo. São substituições saudáveis e que podem funcionar muito bem para você descobrir novos hábitos alimentares. Lembre-se de que o dia a dia de uma pessoa vegetariana não é mais simples ou mais complicado de outra pessoa, apenas envolve outras escolhas alimentares! ????

Porém, se você já costuma comer alimentos de origem animal diariamente e quer começar uma dieta vegetariana, pode ser importante fazer essa transição com o acompanhamento de profissionais, como nutricionistas. Dessa forma, você não deixa de se informar sobre as substituições e até suplementar o que for necessário, tá bom?

Você gostou de conhecer mais sobre o Dia Mundial Sem Carne? Na Food To Save, você também encontra várias opções de restaurantes vegetarianos e veganos! Clique aqui para baixar o app, faça seu cadastro e ajude a combater o desperdício de alimentos com descontos de até 70%. Vamos juntos? ????

compartilhe nas redes

deixe seu comentário

receba novidades por e-mail

    baixe
    nosso
    app