precisa de ajuda? manda um alô!

como combater o desperdício de alimentos?

16 | 03 | 2023
como combater o desperdício de alimentos?

O Brasil é um dos maiores exportadores de insumos agrícolas do mundo. Porém, também enfrenta o desperdício de alimentos, a fome e a desigualdade social. Todos os anos, milhões e milhões de toneladas de comida vão parar no lixo. Por isso, bora falar sobre alimentação sustentável e o combate ao desperdício? Leia o texto abaixo e saiba como participar dessa luta tão importante! ????

Leia também:

???? 7 dicas para evitar o desperdício de alimentos

???? Pegada hídrica: o que é e como calcular?

???? Dia Mundial Sem Carne: por que participar desse movimento?

O desperdício de alimentos no Brasil

De acordo com um levantamento feito pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em média, cada brasileiro desperdiça cerca de 42 kg de comida por ano. Com isso, são quase 9 milhões de toneladas de alimentos que são descartados todos os anos em nosso país. E esse número pode ser ainda MAIOR! ????

O desperdício de alimentos ocorre desde o processo de produção até a sua chegada em supermercados e restaurantes, bem como na casa de cada um de nós. Na América Latina, segundo a iniciativa Sem Desperdício, as perdas acontecem em diferentes momentos:

  • 28% do desperdício de alimentos ocorre na produção;
  • 44% do desperdício de alimentos ocorre no manuseio e transporte;
  • 28% do desperdício de alimentos ocorre em estabelecimentos e nas próprias residências.

No campo, as perdas costumam estar relacionadas à colheita, às dificuldades no armazenamento e à refrigeração inadequada. Já os hábitos de consumo são os principais responsáveis pelo descarte de comida nos lares, restaurantes e outros serviços alimentícios: cerca de 17% do total de alimentos disponíveis aos consumidores foi para o lixo, conforme o Índice de Desperdício de Alimentos de 2021.

Vale ressaltar que as comidas mais desperdiçadas no Brasil são o arroz, a carne bovina, o feijão e o frango, alguns alimentos que são super comuns na mesa dos brasileiros e brasileiras. Além disso, metade de todo o lixo doméstico gerado no país é orgânico.

Ainda assim, o Brasil voltou a figurar no Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU), com mais da metade da população brasileira convivendo com a insegurança alimentar em algum grau (leve, moderado ou grave). Parece contraditório, né? ????

Ao mesmo tempo em que 19 milhões de pessoas convivem com a experiência da fome em nosso país, outros compram mais do que precisam e jogam fora esses alimentos. E há também o caso das frutas, legumes e verduras que são deixados de lado ainda nos estabelecimentos, por não atenderem ao “padrão estético” dos consumidores!

Os impactos do desperdício de alimentos

Em termos econômicos, o desperdício de alimentos afeta todo o mercado, já que existem altos custos envolvidos na produção da comida que acaba sendo jogada no lixo. Mas é fundamental perceber que os impactos da cultura do desperdício vão muito além! ????

Walter Belik, do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em evento da Embrapa, alerta que “pensar em reduzir as perdas e o desperdício de alimentos é pensar no meio ambiente, ao se racionalizar o uso da água e evitar contaminação do solo”.

Ainda, segundo relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), até 10% das emissões globais de gases de efeito estufa estão associadas aos alimentos não consumidos. Dessa forma, o desperdício de alimentos também está diretamente relacionado às mudanças das condições climáticas e à saúde humana.

Assim, além de impactos sociais e econômicos, o desperdício de comida é um problema global que também prejudica o desenvolvimento sustentável do planeta. Ou seja, nossas decisões alimentares são importantes para nós e também para a proteção do meio ambiente! ????

5 dicas para combater o desperdício de alimentos

Agora, você já sabe que combater o desperdício de alimentos é uma atitude que pode transformar o mundo, certo? E você pode começar fazendo a sua parte na sua própria casa!

Reaproveitar os alimentos que não foram consumidos para fazer outras receitas, utilizar as cascas, os caules e as folhas para cozinhar e até usar as sobras para a compostagem. São muitas as opções e você pode escolher!

E lembre-se que os gestos mais simples podem fazer toda a diferença. Pensando nisso, queremos te apresentar algumas dicas para combater o desperdício de alimentos. Vamos lá? ????

1. Faça uma lista de compras

Que tal realizar uma parada estratégica na despensa e na geladeira? ???? Antes de ir ao mercado, feira ou empório fazer suas compras, verifique quais alimentos você realmente precisa comprar.

Além disso, evite fazer estoques desnecessários. O consumismo é um grande vilão quando se fala de desperdício de alimentos!

2. Verifique a validade dos produtos

Na hora de cozinhar, prefira os alimentos que já estão próximos da data de vencimento. Se você tiver dificuldade na hora de organizar a despensa, anote quais são eles em uma lista e cole na geladeira. É uma ótima ideia!

Ah! E não se esqueça de manter a sua geladeira sempre limpa e organizada, hein? Para além de ler todos os rótulos, é importante saber quanto tempo cada alimento dura na geladeira. ⏰ Assim, você não deixa nada estragar!

3. Cuidado com as promoções

Muitas promoções costumam ser irresistíveis, né? Mas a dura verdade é que elas nos estimulam a comprar um número alto de produtos… Muitas vezes, esses produtos são até desnecessários e acabam estragando!

Pensando nisso, uma boa dica para evitar o desperdício de alimentos é usar as promoções para variar as coisas que você sempre come. O que você acha de substituir a compra de algum item pelo outro produto em oferta? ????

4. Evite preparar comida demais

Antes de preparar as refeições, observe a rotina da sua casa e avalie a média de comida que costuma ser consumida por cada um. Dessa maneira, é possível investir em cardápios mais enxutos e equilibrados.

Outra dica é consumir frutas, verduras e legumes da estação, que costumam ser mais baratos, mais saborosos e até mais saudáveis. ???? Isso porque esses produtos já possuem um desenvolvimento mais favorável naquela época do ano. Por isso, o uso de defensivos no campo é menor. Legal, né?

5. Conheça a Food To Save

Todos os dias, estabelecimentos como restaurantes, padarias, hortifrútis e supermercados descartam uma grande quantidade de alimentos. Seja por estarem perto da data de vencimento ou porque não estão com a aparência ideal para seus consumidores. ???? Então, como podemos ajudar?

Food To Save quer justamente mudar essa situação! Atuando em mais de 20 cidades brasileiras, conectamos estabelecimentos parceiros a pessoas engajadas na luta contra o desperdício. Com isso, já ajudamos a salvar mais de mil toneladas de alimentos que seriam descartados!

Funciona assim: por meio do aplicativo da Food To Save, as pessoas podem resgatar suas Sacolas Surpresa, que são compostas por produtos para o consumo imediato ou por alimentos que estão fora do “padrão estético”. Tudo isso com até 70% de desconto! ????

Desse jeito, os usuários ajudam a combater o desperdício de alimentos, conhecem novos estabelecimentos e ainda economizam. Já os parceiros deixam de descartar alimentos, rentabilizam o que antes era visto como prejuízo e atraem novos clientes.

Juntos, evitamos a emissão de gás carbônico proveniente do desperdício, promovemos o consumo consciente e mais acesso à alimentação de qualidade. Por isso, dizemos que o app da Food To Save é bom para todos: é bom para você, é bom para o seu bolso e é bom para o mundo!

Para os próximos anos, Lucas Infante, um dos fundadores da Food To Save, explicou em entrevista para a Revista Globo que a meta é expandir o campo de atuação da plataforma para mais cidades brasileiras:

“O nosso grande desafio é reeducar a sociedade. Vender as sacolas é bonito, mas se não entenderem nosso propósito, não faz sentido”.

Se você gostou da ideia e quer fazer parte do movimento foodsaver, é muito fácil. Clique aqui para acessar a loja de aplicativos do seu celular, faça o download do app da Food To Save e complete o seu cadastro.

Pronto! Você já pode começar a resgatar as suas Sacolas Surpresa e ajudar a combater o desperdício de alimentos na sua cidade. E aí, vamos juntos? ????

compartilhe nas redes

deixe seu comentário

receba novidades por e-mail

    baixe
    nosso
    app