precisa de ajuda? manda um alô!

pegada hídrica: o que é e como calcular?

22 | 03 | 2023
pegada hídrica: o que é e como calcular?

Você já conhece o conceito de pegada hídrica? Essa medida é bastante importante porque a água é um recurso limitado e essencial para a sobrevivência de toda a vida no planeta Terra. E aí, bora entender mais sobre esse assunto? Vamos lá!

Leia também:

???? Como combater o desperdício de alimentos?

???? 7 dicas para evitar o desperdício de alimentos

???? Dia Mundial Sem Carne: por que participar desse movimento?

O que é pegada hídrica?

A pegada hídrica é uma medida que calcula todo o volume de água doce necessário para a produção de bens e serviços. ???? Portanto, leva em conta tanto o uso direto quanto indireto da água. Ou seja, toda a água doce utilizada para a irrigação das plantações, para a produção de alimentos e bebidas, para a fabricação de produtos industriais, para a geração de energia e muito mais.

Além disso, com a crescente demanda por água doce (especialmente, nos setores agrícola e industrial), é fundamental avaliar a nossa própria pegada hídrica e buscar formas de reduzir o consumo de água. Inclusive, no nosso dia a dia e também nas nossas ações!

Aliás, o uso dessa métrica para medir e demonstrar o impacto das nossas escolhas alimentares é comum e bastante prático. Segundo a Water Footprint Network, por exemplo, somente a produção de 1 kg de carne bovina demanda cerca de 15,5 mil litros de água. Impressionante, né?

Dessa forma, saber quais são os alimentos que demandam uma maior quantidade de água é importante na hora de adotar uma alimentação sustentável. ???? Ainda, essa pode ser uma ferramenta útil para empresas e governos avaliarem e gerenciarem seu consumo de água.

Ao compreenderem a pegada hídrica de seus produtos e serviços, as empresas também podem identificar oportunidades de reduzir o consumo de água e tornar seus processos mais eficientes e sustentáveis do ponto de vista econômico e também ambiental. Vamos lá?

Como é calculada a pegada hídrica?

Agora que você já sabe o que é a pegada hídrica, que tal descobrir como medir esse conceito? Bora! ????

É importante dizer que o cálculo da pegada hídrica pode ser feito de diferentes maneiras, dependendo do objetivo e do contexto da análise. Porém, de forma geral, a pegada hídrica envolve três componentes principais: a água verde, a água azul e a água cinza.

– A água verde é a água da chuva que é absorvida pelo solo e utilizada pelas plantas durante o processo de fotossíntese.
– A água azul é a água que é retirada de rios, lagos, aquíferos ou outras fontes superficiais ou subterrâneas para ser utilizada na produção de bens e serviços.
– A água cinza é a água poluída que resulta dos processos produtivos e precisa passar por tratamento antes de ser descartada.

A pegada hídrica pode ser calculada para um produto específico, uma atividade ou uma região geográfica. Para isso, é necessário considerar a quantidade de água utilizada em cada uma dessas três categorias (verde, azul e cinza) durante o processo produtivo ou a atividade em questão.

A pegada hídrica de um país, por exemplo, está determinada por quatro fatores:

Volume total do consumo

Costuma existir uma correlação entre o Produto Interno Bruto (PIB) de um país e a sua pegada hídrica. Geralmente, quanto maior o PIB, maior será a sua pegada hídrica!

Padrões de consumo

Os hábitos de consumo de um país condicionam a sua pegada hídrica. Sobretudo, o consumo de produtos que precisam de uma elevada quantidade de água para sua elaboração.

Clima

Em países com temperaturas gerais elevadas e, portanto, uma maior demanda evaporativa, os cultivos podem exigir um maior volume de água.

Práticas agrícolas

Certos países com rendimentos agrícolas baixos, especialmente por culpa da ineficiência, também têm pegadas hídricas elevadas.

Como saber a minha pegada hídrica?

Existem diferentes metodologias e ferramentas para o cálculo da pegada hídrica. É o caso da Water Footprint Network, que desenvolveu um método padronizado para medir a pegada hídrica.

Para descobrir, você só precisa acessar o site e incluir os seus dados de consumo na calculadora. Com isso, você já terá uma ideia do gasto de água doce no seu dia a dia! Legal, né? ????

Cenário atual do gasto de água

De acordo com o relatório Pegadas Hídricas dos Povos: Um Recurso para Políticas Públicas, publicado pelo Water Footprint Network, a pegada hídrica global aumentou de 4.100 bilhões de metros cúbicos nos anos 90 para 7.500 bilhões nos dias atuais. ????

Essa tendência é impulsionada pela crescente demanda por água em setores como agricultura, energia e indústria. Somente a agricultura é responsável pela maior parte da pegada hídrica global, representando cerca de 92% do total. Porém, a demanda por água na produção de energia e indústria também está aumentando rapidamente, impulsionada pelo crescimento econômico e populacional.

Além disso, a pegada hídrica varia muito entre países e regiões, com algumas áreas enfrentando escassez de água e outras tendo acesso abundante a esse recurso. Segundo o mesmo relatório, cerca de 2,4 bilhões de pessoas vivem em áreas com escassez de água, o que significa que a demanda por água excede a oferta disponível. ????

Qual é a pegada hídrica do Brasil?

A pegada hídrica do Brasil varia de acordo com o setor e a região em questão. Em geral, o Brasil é um país com grande disponibilidade de recursos hídricos, mas a distribuição geográfica e a gestão desses recursos podem ser desafios importantes em algumas áreas.

Algumas áreas enfrentam escassez de água, especialmente nas regiões Nordeste e Centro-Oeste. Enquanto isso, outras têm disponibilidade abundante de recursos hídricos, como a região Norte. Por isso, é importante avaliar cada contexto, bem como buscar formas de reduzir o consumo de água e torná-lo mais eficiente e sustentável. ????

A agricultura é o setor com a maior pegada hídrica no Brasil, representando cerca de 70% do total da água consumida por aqui. Isso acontece porque o Brasil é um grande produtor de commodities agrícolas, como soja, milho, algodão e café, que têm uma pegada hídrica significativa. E há também a criação de grandes rebanhos, como o bovino.

Vale lembrar que os índices do desperdício de alimentos no Brasil também são alarmantes: todos os anos, milhões e milhões de toneladas de comida vão parar no lixo. ️ ????️ Em média, cada brasileiro ou brasileira desperdiça cerca de 42 kg de comida, que impactam a realidade econômica, social e ambiental do nosso país.

Nesse sentido, a alimentação sustentável é uma decisão importante. Afinal, essa prática leva em consideração a saúde humana e também os impactos no meio ambiente. E evitar o desperdício de alimentos pode ser o primeiro passo para a transformação que você quer ver no mundo!

Então, que tal salvar alimentos de restaurantes, padarias, hortifrútis, supermercados, docerias e muito mais? Com a Food To Save, você ajuda a combater o desperdício de alimentos com descontos de até 70%! Clique aqui para baixar o app, faça seu cadastro e resgate sua Sacola Surpresa. Vamos juntos? ????

compartilhe nas redes

deixe seu comentário

receba novidades por e-mail

    baixe
    nosso
    app