precisa de ajuda? manda um alô!

você sabe o que é alimentação sustentável?

17 | 05 | 2023
você sabe o que é alimentação sustentável?

você já ouviu falar em alimentação sustentável? pois é! cada vez mais, o termo sustentabilidade está presente no nosso cotidiano. e faz mesmo muito sentido, já que esse conceito é bastante importante para o equilíbrio e a conservação ambiental. mas, então, como essa definição pode ser aplicada na alimentação? leia o texto abaixo e descubra! vamos juntos? ????????

leia também:

???? como combater o desperdício de alimentos?

???? 7 dicas para evitar o desperdício de alimentos

???? Dia Mundial Sem Carne: por que participar desse movimento?

o que é alimentação sustentável?

A alimentação sustentável é aquela que se preocupa tanto com a saúde humana quanto com a saúde do próprio planeta.

ou seja, estamos falando de uma alimentação com baixo impacto ambiental, mas que também está relacionada com a saúde e os impactos socioeconômicos. afinal, a alimentação sustentável precisa ser acessível e economicamente justa, otimizando os recursos naturais e humanos.

portanto, enquanto a alimentação saudável prioriza a qualidade dos alimentos, os nutrientes e seus benefícios para o corpo, por exemplo, a alimentação sustentável se preocupa também com os métodos de produção, distribuição e consumo desses alimentos. passando por questões como a conservação ambiental e o desperdício de comida! ????

infelizmente, segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 3 bilhões de pessoas não podem pagar por uma dieta saudável. além disso, a cada ano, cresce o número de crianças e adultos afetados pela fome e a insegurança alimentar em todo o mundo.

diante desses números alarmantes, é preciso refletir sobre o acesso da população aos alimentos, sobretudo frutas, legumes e verduras. mas, acima de tudo, é necessário agir para que cada vez mais pessoas possam se alimentar de forma justa e segura! ????

quais são os benefícios da alimentação sustentável?

são inúmeras as vantagens da alimentação sustentável. seja para as pessoas, para o meio ambiente ou para as gerações futuras! isso porque estamos falando de um sistema alimentar que causa impacto positivo no planeta, incluindo as populações humanas e a biodiversidade. ????

por outro lado, o consumo desenfreado e inconsciente de alimentos gera repercussões negativas para a Terra. isso porque a produção em alta escala de alimentos demanda energia, água e recursos naturais que o planeta não conseguirá suprir a longo prazo.

por isso, a alimentação sustentável deve ser baseada na produção de alimentos de baixo processamento, orgânicos, sazonais e diversificados. dessa maneira, será possível proteger o planeta e contribuir para a segurança alimentar de cada vez mais pessoas! ????

como as empresas podem contribuir?

de acordo com estimativas das Organizações das Nações Unidas (ONU), a população global chegará a quase 12 bilhões de pessoas em 2050. ???? embora a rápida urbanização tenha sido atrasada por conta da pandemia do Covid-19, as populações urbanas devem continuar crescendo nos próximos anos.

com isso, novos desafios deverão ser enfrentados. é o caso do acesso à moradia, da violência e também da alimentação nos grandes centros. por isso, envolver-se com a proteção do meio ambiente e com a alimentação sustentável não deve ser apenas um compromisso individual. é preciso que toda a sociedade esteja atenta!

as empresas, por exemplo, também podem e devem se comprometer com uma série de atitudes em prol da sustentabilidade. especialmente, aquelas que já atuam ou querem começar a atuar no setor de alimentos, como é o caso das foodtechs.

de acordo com artigo da Empresa Júnior da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp (GEPEA), a indústria de alimentos pode agir de diversas maneiras para a sustentabilidade na produção dos alimentos e para a saudabilidade dos produtos que são ofertados no mercado. veja alguns exemplos:

  • descarte correto dos resíduos industriais;
  • uso e investimento em embalagens sustentáveis;
  • investimento na otimização dos processos de produção;
  • investimento no reaproveitamento da água;
  • reciclagem do lixo.

como aderir à alimentação sustentável?

enquanto consumidores, podemos incentivar e também cobrar as práticas sustentáveis das empresas. além disso, vale reforçar que aderir à alimentação sustentável pode ser acessível e descomplicado! ????

o Guia Alimentar para a População Brasileira, documento elaborado pelo Ministério da Saúde, por exemplo, traz as diretrizes alimentares oficiais para os brasileiros e brasileiras. afinal, toda pessoa tem direito à saúde e à alimentação adequada e saudável.

7 dicas para uma alimentação sustentável

quer mais algumas dicas para ter uma alimentação sustentável, associando a preservação ambiental e o cuidado com a sua saúde? confira abaixo!

1. busque uma alimentação equilibrada

que tal consumir alimentos variados, reduzindo também o consumo de alimentos processados e industrializados? os alimentos in natura são mais saudáveis e nutritivos! por isso, prefira ingerir frutas, legumes, verduras e grãos integrais, por exemplo. além disso, você pode optar pelos alimentos da estação!

2. reduza o consumo de carne

você já ouviu falar no Dia Mundial Sem Carne? seja por motivos éticos, ambientais ou sociais, reduzir o consumo de proteínas de origem animal e aumentar o consumo de proteínas de origem vegetal por um único dia no ano pode ser um primeiro passo para uma alimentação mais sustentável.

3. evite usar embalagens plásticas

sempre que possível, use sacolas retornáveis e biodegradáveis. isso porque o plástico demora centenas de anos para se decompor no meio ambiente! já as embalagens de papel e papelão, por exemplo, podem ser reutilizadas ou recicladas.

4. preste atenção na pegada hídrica

a água é um recurso limitado e essencial para a sobrevivência no planeta Terra. então, compreender quais são os alimentos que demandam uma maior quantidade de água é importante na hora de adotar uma alimentação sustentável. saiba mais sobre a sua pegada hídrica aqui!

5. valorize o comércio local

comprar localmente é sempre uma boa ideia! você contribui para o aumento de postos de trabalho na sua região, movimenta a economia na sua comunidade e ajuda a evitar a emissão de gases no transporte dos alimentos. além disso, os negócios locais costumam ser mais acessíveis e podem ser até mais saborosos!

6. não desperdice alimentos

você sabia que o desperdício dos alimentos é responsável por até 10% das emissões globais de gases de efeito estufa? para não jogar alimentos no lixo, é fundamental prestar atenção na validade dos alimentos dentro de casa, evitar exageros na hora de comprar e guardar os alimentos de forma correta.

7. conheça a Food To Save

quer ajudar a combater o desperdício de alimentos e economizar até 70% em itens de padaria, supermercado e até restaurante? então, você precisa conhecer a Food To Save!

fundada em 2020, a Food To Save é um aplicativo que conecta milhares de estabelecimentos e pessoas que querem ajudar a salvar alimentos que estão próximos da data de vencimento ou que estão fora do “padrão estético”. e que, por conta disso, não seriam vendidos naquele dia!

ou seja, é bom pra você, é bom pro seu bolso e bom pro mundo! é só clicar aqui para baixar o app da Food To Save, se cadastrar e começar a resgatar alimentos do desperdício. e aí, bora fazer parte do movimento foodsaver? contamos com você! ????

compartilhe nas redes

deixe seu comentário

receba novidades por e-mail

    baixe
    nosso
    app