
Dona Deôla zera o desperdício e conquista novos clientes com a Food To Save
Desde 1949, a Dona Deôla é sinônimo de padaria completa. Referência em São Paulo, a marca oferece muito mais do que pães...
Tradição, sabor e afeto. Esses são ingredientes que acompanham o Lecadô há mais de 40 anos. Eleita a melhor doceria do Rio de Janeiro, a marca conquistou os corações (e os paladares) dos cariocas com suas tortas artesanais, doces clássicos e salgados que fazem parte da rotina de milhares de pessoas. Hoje, com 40 lojas espalhadas pelo estado, chega a comercializar até 2 milhões de quilos de alimentos por ano.
Mas mesmo com tanto reconhecimento, havia um problema difícil de contornar: o desperdício diário de produtos perecíveis, especialmente nas últimas horas de funcionamento das lojas.
Foi nesse cenário que surgiu a parceria com a Food To Save, que passou a dar um novo destino aos alimentos que estavam fora do padrão de vitrine, mas perfeitamente adequados para consumo.
“Nosso produto é perecível e sofríamos com o desperdício. Com a Food To Save, conseguimos dar um destino ao produto que pode estar fora do padrão, mas ainda bom para consumir.” — Gustavo Scarambone, sócio do Lecadô
As Sacolas Surpresa ganharam espaço no dia a dia da operação e passaram a conquistar clientes dispostos a descobrir novos sabores — com desconto e propósito.
“Sabemos que durante a noite, a quantidade de clientes diminui, e isso resulta em uma sobra de produtos. A Food veio pra resolver esse problema, onde eliminamos cerca de 95% do desperdício.”
Os números comprovam o impacto dessa transformação: mais de 31 mil sacolas vendidas, 31 toneladas de alimentos salvos e 79 toneladas de CO₂ que deixaram de ser emitidas na atmosfera. Além de combater o desperdício, a parceria trouxe uma nova fonte de receita e aumentou a visibilidade da marca entre novos públicos.
Luan Fazio
Luan Fazio é jornalista, redator e editor do Blog da Food To Save.