
Doce, artesanal e agora ainda mais sustentável: Lecadô reduz o desperdício em 95%
Tradição, sabor e afeto. Esses são ingredientes que acompanham o Lecadô há mais de 40 anos. Eleita a melhor doceria do Rio de...
Desde 1949, a Dona Deôla é sinônimo de padaria completa. Referência em São Paulo, a marca oferece muito mais do que pães fresquinhos: são doces, bolos, salgados, sanduíches, almoço por quilo, buffet noturno de sopas, pizzas e até encomendas para festas, tudo com aquele jeitinho acolhedor de padaria tradicional que acompanha gerações.
Com uma produção intensa e diversificada todos os dias, a rede enfrentava um problema recorrente: o descarte de produtos ao fim do dia.
“Temos uma gama de produtos muito grandes para produção diária e todos os dias, à meia-noite, desmontávamos a vitrine e acabávamos descartando os excedentes dos produtos que não eram vendidos, pois novos entrariam na produção do dia seguinte.”
— Ana Carolina Mirandez, gerente de marketing da Dona Deôla
Foi a partir dessa realidade que nasceu a parceria com a Food To Save, uma solução que transformou o desperdício em oportunidade. As Sacolas Surpresa passaram a dar destino aos produtos que antes seriam descartados, conectando a marca a novos públicos e, principalmente, reduzindo drasticamente a perda de alimentos.
“A Food To Save veio para que pudéssemos oferecer esses produtos para pessoas interessadas, e que a gente reduzisse 100% do nosso desperdício. Hoje não temos mais esse problema e já temos vários clientes fiéis da Food To Save na loja, que antes não consumiam com a gente.” — Ana Carolina Mirandez
Mais do que evitar desperdício, a parceria já virou parte da operação e do faturamento da rede.
“A Food To Save hoje é uma parte importante do nosso faturamento, então já contamos como uma parceria onde todas as lojas também estão engajadas. Hoje montar as sacolas já fazem parte da nossa operação.”
— Alice Mirandez, gerente de marketing da Dona Deôla
O impacto já é expressivo: mais de 23 mil sacolas salvas, 23 toneladas de alimentos resgatados e cerca de 57 toneladas de CO₂ que deixaram de ser emitidas. Tudo isso enquanto novos clientes descobrem (e se apaixonam) pela Dona Deôla por meio do app.
Se você também quer unir tradição, impacto e inovação, vem com a gente. A Food To Save pode transformar o seu desperdício em valor!
Luan Fazio
Luan Fazio é jornalista, redator e editor do Blog da Food To Save.